01 setembro 2014

Tipos de Pele + Como Identificar Seu Tipo

Olá pessoal, tudo bem? 
O assunto de hoje vai ser sobre tipos de pele. É muito importante sabermos identificar o nosso tipo de pele para podermos usar os produtos corretos e tratá-la da melhor maneira, afinal, a primeira coisa que vemos em alguém é o seu rosto, portanto, nossa pele (rosto) deve estar sempre bem cuidada e saudável!


Existem 4 tipos de pele: oleosa, seca, mista e normal. Algumas características ajudarão a identificar qual delas é a sua.

Pele Oleosa: Resistente, poros visíveis e abertos, brilho constante provocado pelo excesso de oleosidade, esse excesso de oleosidade entope os poros formando os cravos e espinhas tão temidos por todos. Os fatores que podem contribuir para esse tipo de pele são o estresse, desempenho hormonal e até a herança genética. Portanto, esse tipo de pele exige muita limpeza diária! Os produtos mais indicados são os em gel, que possuem mais água em sua composição. Opte também por sabonetes bactericidas.

Pele Seca: Esse tipo de pele é característico pelo seu aspecto sem brilho e com poros bem visíveis, isso se deve ao fato das glândulas sebáceas produzirem pouca gordura. A gordura produzida pelas glândulas é a responsável pela proteção da pele, portanto, quem tem pele seca deve redobrar os cuidados e usar produtos mais oleosos. Evite produtos com álcool e opte por sabonetes hidratantes.

Pele Mista: É uma mistura das duas anteriores, em geral, esse tipo de pele se mantém oleosa apenas na testa, nariz e queixo. Nas laterais do rosto a pele é mais seca e opaca. Escolha sempre produtos direcionados a esse tipo de pele, como por exemplo, loções!

Pele Normal: Se sua pele não se identifica com as anteriores, então ela é normal, ou seja, nem seca, nem oleosa e nem mista. O nível de água, óleo e sais minerais estão em equilíbrio. Porem, é importante mantê-lá limpa e hidratada, porque, sem os cuidados necessários ela poderá se tornar qualquer uma das anteriores!

Como identificar seu tipo de Pele?

Basta lavá-la primeiro com um sabonete neutro e em seguida secar com uma toalha limpa e macia, após algumas horas, veja o que acontece com ela e analise em qual tipo dos acima citados ela se encaixa.

Pessoal, agora que já identificamos os tipos de peles, precisamos saber que o importante não é só identificar, mas sim tomar os cuidados corretos com ela.  Ter uma pele saudável é mai fácil do que você imagina, basta limpa-la, hidratá-la, esfoliá-la e protegê-la do sol!

O post de hoje é esse, espero ter ajudado com estava com essa duvida, e pessoal, antes de tudo, procure 
uma dermatologista, pois ela vai indicar o que for melhor para seu tipo de pele!


Beijos e até o próximo post :* 

Nenhum comentário: